quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aspectos populacionais




O Oriente Médio destaca-se pela variedade de etnias, origens, com culturas e religiões diversas. A etnia predominante é a árabe. Israel, Turquia e Irã são países não árabes.
O Oriente Médio possui aproximadamente 240 milhões de habitantes, o que lhe dá, demograficamente, uma condição de mediana populosa. Os países do Oriente Médio de maior população são: Turquia e Irã. Suas respectivas populações somam cerca de 140 milhões de habitantes, percentual que ultrapassa os 50% de toda a população do Oriente Médio.

Na região do Golfo Pérsico, existem países cuja população é bastante restrita. Se somarmos as populações do Catar, Bahrain, Emirados Árabes Unidos, Omã e o Kuwait, obteremos aproximadamente 8 milhões de habitantes.

A maioria etária da população do Oriente Médio é composta em sua grande maioria por jovens. De acordo com dados de 2007, quase todos os países dessa região da Ásia possuem pouca população idosa. Isso é explicado porque as taxas de natalidade são altas e a expectativa de vida é baixa. Esse aspecto não ocorre em Israel, uma vez que a população idosa acima dos 65 anos representa 10% de todos os habitantes do país.

Assim como na América Latina, grande parte dos países do Oriente Médio possui um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) médio, tirando Israel, que em 2006 passou a fazer parte do grupo de países com o IDH elevado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário